Vinícola familiar ganha 3 medalhas Ouro no Brazil Wine Challenge

Vinícola familiar ganha 3 medalhas Ouro no Brazil Wine Challenge

Vinícola familiar ganha 3 medalhas Ouro no Brazil Wine Challenge.

Vinícola familiar do Valle de Colchagua, no Chile, a Laura Hartwig ganhou três medalhas Ouro no 10º Brazil Wine Challenge.

O júri especializado do concurso, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) entre os dias 13 a 15 de outubro, em Bento Gonçalves (RS), premiou os rótulos Edición de Familia 2015, Selección del Viticultor Petit Verdot 2015 e o Single Vineyard Carménère 2017.

“O Brasil tem recebido com bastante carinho nossos vinhos e estamos muito felizes com esta premiação de respaldo, que possui chancela oficial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos”, destaca Alejandro Hartwig B, viticultor responsável pela vinícola.

Clássicos reinterpretados

A Viña Laura Hartwig foi fundada em 1978 na comuna de Santa Cruz, pelos chilenos Laura Bisquertt e Alejandro Hartwig.

O solo argiloso e o clima mediterrâneo denunciaram a vocação daquele terroir para a elaboração de grandes vinhos, como os clássicos do Velho Mundo, mas com identidade chilena.

Vinícola familiar ganha 3 medalhas de Ouro no Brazil Wine Challenge
Vinícola familiar ganha 3 medalhas de Ouro no Brazil Wine Challenge

Hoje a empresa pratica uma viticultura de caráter sustentável, de baixo impacto e em escala humana, produzindo em 145 hectares até 12 mil caixas por ano. 

Um dos principais rótulos da vinícola, premiado no Brazil Wine Challenge, é o Edición de Família 2015. Este blend das uvas Cabernet Sauvignon (50%), Malbec (28%), Petit Verdot (12%) e Cabernet Franc (10%) é elaborado pelo enólogo Renato Czischke, com os vinhedos mais antigos da vinícola.

Um tinto elegante e delicado, que envelheceu em barricas de 1 e 2º uso por 20 meses e mais um ano em garrafa antes de chegar ao mercado.

Vinícola familiar ganha 3 medalhas Ouro no Brazil Wine Challenge

No sensorial, apresenta ainda rubi profundo e nariz frutado, com notas de especiarias, chocolate meio amargo, cassis, toque floral e grafite. 

O vinho é mundialmente reconhecido: recebeu 94 pontos Guia Descorchados, entrando no ranking dos Melhores do Valle de Colchagua; está na seleção Wines of The Year – Bordeaux Blend de Tim Atkin, de quem recebeu 94 pontos; e figurou na lista dos Top 100 Wines of Chile de James Suckling, com 95 pontos. As últimas garrafas foram adquiridas pela importadora Vinhos Novo Chile, com distribuidores por todo o país.

Selección del Viticultor Petit Verdot 2015, por sua vez, é uma criação de Alejandro Hartwig. Também Ouro no Brazil Wine Challenge e eleito o Melhor Petit Verdot do Chile no Guia Descorchados, este rótulo é estruturado e com fruta bem integrada.

Veja também Natal na Ilha da Madeira terá tradições e muita segurança

De um rubi profundo, exala notas de especiarias e grafite, com madeira integrada. Em boca é encorpado, com taninos macios e final persistente. 

Uva símbolo do Valle de Colchagua, a Carménère também é cultivada pela Laura Hartwig e gerou o premiado Single Vineyard Carménère 2017.

De vinhedos plantados em 1995, em área com solo franco-argiloso e subsolo arenoso, este vinho ganha ainda 10% de Cabernet Sauvignon.

O resultado é um tinto sedoso e elegante, com acidez equilibrada e madeira sutil, devido ao estágio de 12 meses em barricas de 4º uso.

No nariz, notas de frutas negras, especiarias e nuances herbáceas, típicas das uvas.

Vinícola familiar ganha 3 medalhas Ouro no Brazil Wine Challenge

Laura Hartwig é uma das mais condecoradas vinícolas do Chile, considerada pelo crítico Tim Atkim um Premier Cru Classé chileno.

Até seus vinhos de entrada receberam boas pontuações em publicações especializadas, como o Laluca Merlot 2019 – 91 pontos Robert Parker. 

Laura Bisquertt (foto) fundou a vinícola em 1978 ao lado do marido, Alejandro Hartwig.
Divulgação / Laura Hartwig

Este e os demais vinhos das linhas Laura, Selección del Viticultor, Single Vineyard e Laluca podem ser adquiridos no site www.dagirafa.com.br; e encontrados nas melhores adegas e lojas especializadas do país. 

Fonte Paula Theotonio Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

1 Comment

Comments are closed.