Saiba quais cuidados deve se ter com a pele

Saiba quais cuidados deve se ter com a pele

Saiba quais cuidados deve se ter com a pele. Graças às suas potentes propriedades de hidratação e renovação celular, os ácidos são muito usados na formulação de dermocosméticos. Eles são geralmente aplicados em tratamentos antienvelhecimento, mas alguns são indicados também para combater a acne e suavizar manchas.

Thais Pereira, farmacêutica da rede Extrafarma, fala sobre a diferença dos principais ácidos presentes em cremes e loções e os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento e reforça: “é imprescidível o uso do protetor solar em conjunto com estes ácidos”.

Veja também Hidrat Neon e Quera Neon estarão na Hair Brasil

Áscórbico (vitamina C)

Usado principalmente na forma de séruns e loções, também conhecido como vitamina C, é um dos mais potentes antioxidantes presentes em dermocosméticos. Sua ação neutraliza os radicais livres, suaviza linhas de expressão e clareia manchas, ajudando a manter o tom da pele uniforme.

“Ao contrário de outros, a vitamina C pode ser usada antes da exposição ao sol sem problemas, pois é considerada uma substância fotoprotetora. Ainda assim, o filtro solar deve ser aplicado depois da vitamina C”, indica a farmacêutica. 

Retinóico

A substância é derivada da vitamina A e pode ser encontrada em dermocosméticos  utilizados para o tratamento antienvelhecimento. Este estimula a produção de colágeno e atua na renovação celular, suavizando e prevenindo linhas de expressão e deixando a pele mais firme, luminosa e uniforme. Durante o tratamento, a pele fica mais sensível, por isso é imprescindível protegê-la com filtro solar diariamente.

Foto divulgação

“O tratamento sempre deve ser feito sempre sob a orientação de um dermatologista, já que seu uso pode causar irritação, descamação, vermelhidão ou coceira na pele. Nesses casos, recomenda-se interromper a aplicação por alguns dias ou diminuir a concentração da substância”, diz Thais. 

Glicólico

Com propriedades que promovem a renovação celular, é indicado para quem busca remover manchas ou suavizar lesões na pele, como aquelas causadas pela acne. A substância também ajuda a manter a pele hidratada.

O uso deste é preciso cautela, que também pode causar irritação, vermelhidão e descamação na pele. Seu uso deve ser orientado por um dermatologista, que definirá a concentração ideal de acordo com o tipo de pele.

Salicílico

As propriedades esfoliantes tornam o salicílico é potente, pois atua removendo as células mortas e reduzindo a oleosidade. Os dermocosméticos são muito usados para tratar problemas como acne e psoríase, pois a substância também tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.

“Em peles sensíveis ou muito secas, o uso desse ácido pode causar irritação, por isso é importante consultar um dermatologista antes de iniciar sua aplicação.”, diz a farmacêutica. 

Kójico

Esse é indicado para clarear manchas e dar um tom mais uniforme à pele, já que atua diretamente na produção de melanina. Também ajuda na renovação celular, melhorando a aparência de cicatrizes.

O kójico também é usado em tratamentos contra a acne, pois possui ação antibacteriana, e em casos de micose, pois possui ação antifúngica.

Hialurônico

Um dos mais usados em tratamentos antienvelhecimento, este hidrata os tecidos cutâneos e proporciona mais sustentação, ajudando a manter a pele mais firme e os contornos do rosto mais definidos.

Como esse não deixa a pele mais sensível nem provoca descamação, pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite. “O uso de filtro solar é importantíssimo, já que a exposição ao sol é um dos principais fatores de envelhecimento da pele, o que pode diminuir a eficácia do tratamento”, indica Thais.

Sobre a Extrafarma

Fundada há 59 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 8 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte da Ultrapar, junto com Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.

Saiba quais cuidados deve se ter com a pele

1 Comment

Comments are closed.