Mário Queiroz lança livro Homens e moda no século XXI, nesta segunda, dia 25, na Livraria da Vila, em São Paulo

Mário Queiroz lança livro Homens e moda no século XXI, nesta segunda, dia 25, na Livraria da Vila, em São Paulo

Editora Senac Rio lança no dia 25 de novembro, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, o livro Homens e moda no século XXI, de Mário Queiroz. A sessão de autógrafos da obra, que é pioneira em retratar o comportamento e, consequentemente, a moda masculina deste século, será realizada às 18h30.

Com ilustrações do próprio autor, que é designer e doutor em comunicação e semiótica, a obra, além de apresentar seu percurso profissional, convida o leitor a refletir sobre os homens de amanhã segundo análise de alguns dos desfiles internacionais da temporada Verão 2020. Uma leitura que deve atingir diferentes áreas e contribuir com as reflexões sobre os homens de hoje e do futuro.

O livro começa com o percurso profissional de Mário Queiroz e sua percepção do universo da moda masculina no fim do século XX. É a rara oportunidade de entender o processo de criação de um designer de moda/diretor criativo por ele próprio.

Nos demais capítulos são abordados corpos e imagens, sobretudo os homens brasileiros com suas bermudas, sungas e underwear. Também há menção às relações entre pênis e moda, uma vez que no século XV os homens já se preocupavam com enchimentos, como codpieces.

Os jovens e as transformações do comportamento masculino a partir da década de 1950 são retratados incluindo surfwear, streetwear, uniformes de esporte, de trabalho e até do exército. Há também um capítulo inteiro dedicado a uniformes militares.

O poder da fotografia e do fashion film, convenções culturais e o mundo digital dão o tom dos capítulos seguintes, como também a análise do perfume e da fragilidade masculina.

Além do ineditismo, a narrativa discorre sobre a força de quem passa pelas limitações impostas ao mercado de moda masculina e, ao mesmo tempo, dispõe de ferramentas para entendê-las.

Sobre o autor

Mário Queiroz é designer e doutor em comunicação e semiótica.

Seu trabalho com moda começou quando ainda estudava comunicação social na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, sua cidade natal. Atua como consultor em empresas têxteis, de joias, varejo e confecção. Criou e foi diretor criativo da marca que leva seu nome. Participou de grandes eventos no Brasil e no exterior: mais de quarenta desfiles realizados na São Paulo Fashion Week, na Casa de Criadores e no Dragão Fashion Brasil.

Também criou e coordenou o curso Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e dirigiu o Istituto Europeo di Design de São Paulo, metrópole que escolheu para viver. É professor de pós-graduação em diversas instituições pelo Brasil, além de palestrante.

Seu interesse por entender os universos masculinos de forma interdisciplinar o levou a idealizar e coordenar o evento Homem Brasileiro.

Editora Senac Rio

A Editora Senac Rio, desde sua fundação, em 2000, publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas. Mário Queiroz lança livro Homens e moda no século XXI, nesta segunda, dia 25, na Livraria da Vila, em São Paulo.

Ficha técnica:

Título: Homens e moda no século XXI

Autor: Mário Queiroz

Editora: Editora Senac Rio

Páginas: 168

Preço: R$ 49,90

ISBN: 978-85-7756-473-6

Serviço:

Lançamento do livro Homens e moda no século XXI – Editora Senac Rio

Local: Livraria da Vila

Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Data: 25 de novembro

Horário: 18h30